Canal 3 fica coberto por areia após forte ressaca que atingiu o litoral de SP
31/07/2025
(Foto: Reprodução) Força do mar arrasta areia e transforma paisagem no Canal 3, em Santos, após ressaca.
Reprodução
A forte ressaca que atingiu o litoral de São Paulo cobriu de areia o canal 3, em Santos, e causou diversos estragos na orla da cidade. Imagens obtidas pelo g1 mostram o local assoreado (cheio de areia) na tarde de quarta-feira (30) e na manhã desta quinta-feira (31).
A força do mar arrastou uma grande quantidade de sedimentos para dentro do canal, formando um banco de areia que chegou até a mureta do pontilhão, estrutura que serve como guarda-corpo entre a via e o curso d'água.
O assoreamento interrompeu o fluxo da água no canal, que funciona como sistema de drenagem da região. Ao g1, o morador Gilson de Carvalho Luz contou que ficou surpreso ao ver o canal completamente coberto de areia.
“Foi a primeira vez que vi isso acontecer. O local estava cheio até a borda. Fiquei assustado”, relatou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ressaca causou o assoreamento do Canal 3, em Santos, SP.
Gilson de Carvalho Luz
Ele passava pelo região por volta das 17h de quarta-feira (30) e decidiu registrar a cena. Segundo Gilson, equipes de limpeza atuavam na faixa de areia da praia, mas ele não viu movimentação no trecho da avenida, onde o canal estava assoreado.
Limpeza do local
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que uma retroescavadeira foi mobilizada para realizar o desassoreamento do Canal 3 na manhã desta quinta-feira (31). A ação está sendo realizada com o apoio de oito caminhões basculantes que estão transportando a areia de volta para a praia.
Apesar dos impactos da ressaca, a prefeitura afirmou que o funcionamento do sistema não foi comprometido. Os canais 1 e 2 também foram atingidos, mas apenas o Canal 3 ficou completamente coberto.
Ressaca causou o assoreamento do Canal 3, em Santos, SP.
Gilson de Carvalho Luz
Alerta de ressaca
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de ressaca com ondas de até 3,5 metros até esta quinta-feira (31). Na terça (29), o mar chegou a 4 metros e alagou trechos da orla, que precisaram ser interditados. Na manhã de quarta (30), as ondas ainda passavam dos 3 metros e causaram estragos na cidade.
Orla de Santos é invadida pelo mar: entenda a diferença entre ressaca e tsunami
Ressaca abre crateras e destrói orla de Santos, SP; reconstrução pode levar um mês
De acordo com a prefeitura, a força da água causou a queda de muretas, buracos em calçadas e tombamento de lixeiras, bancos e brinquedos de praças públicas. Os maiores danos ocorreram entre os bairros Boqueirão, onde a cena foi registrada, e Ponta da Praia.
Forte ressaca provoca inundação na orla da praia de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos