Bombeiros encerram buscas por turista que desapareceu ao tentar nadar até ilha no litoral de SP
30/07/2025
(Foto: Reprodução) GBMar realizou buscas por turista desaparecido na Praia de Pitangueiras, em Guarujá (SP)
Corpo de Bombeiros de São Paulo
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) encerrou as buscas por Bruno Guilherme Dias Oliveira, o turista de 19 anos que desapareceu no mar quando tentava nadar até uma ilha em Guarujá, no litoral de São Paulo, após quatro dias de operações. De acordo com o tenente Eduardo Campanhola, o trabalho será retomado caso haja algum novo indício da localização do jovem (assista acima).
Ao g1, a sogra de Bruno lamentou o encerramento das operações do GBMar.
"Acho um absurdo, falta de respeito com a família e consideração", desabafou Sulamita da Rocha Lima.
Bruno sumiu na água enquanto tentava fazer a travessia entre a Praia de Pitangueiras e a Ilha Pompeba nadando, no sábado (26). Ele mora em Osasco (SP), mas estava no litoral paulista acompanhado da namorada para comemorar o primeiro ano de relacionamento.
De acordo com o GBMar, equipes realizaram buscas no setor conhecido como “lado direito da ilha” de forma “dedicada, técnica e ágil” desde que a corporação foi acionada para o desaparecimento.
"Empenhamos o helicóptero Águia e uma mota aquática, além de uma unidade de resgate e salvamento aquático já preparada para recuperação ao afogado com todos os recursos necessários ao atendimento pré-hospitalar", relembrou Campanhola.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, a corporação reforçou que todos os recursos disponíveis foram mobilizados, incluindo cinco viaturas, embarcações e apoio aéreo com o helicóptero Águia, além de efetivo terrestre.
GBMar encerra buscas por turista que desapareceu ao tentar nadar até ilha no litoral de SP
“Diversos guarda-vidas efetuaram o mergulho de três tempos a uma profundidade aproximada entre 5 e 6 metros, por aproximadamente duas horas”, afirmou Campanhola.
Ainda de acordo com os bombeiros, o primeiro dia de buscas foi focado na região em que o jovem desapareceu. Nos outros dias, a cobertura foi ampliada por conta da influência de correntezas, ondulações e os fortes ventos que atingiram a Baixada Santista.
No entanto, nenhum sinal de Bruno foi encontrado e as buscas foram encerradas às 18h30 de terça-feira (29), após quatro dias de operações.
Segundo a corporação, a suspensão do trabalho faz parte do protocolo do Corpo de Bombeiros, que determina o período de buscas com base na análise da temperatura da água, influência das correntes marítimas e outros aspectos técnicos.
Apesar disso, Campanhola informou que as buscas podem voltar a qualquer momento. “Assim que nós tivermos qualquer novo indício da localização da vítima, as buscas serão retomadas”, disse.
GBMar realizou buscas por turista que desapareceu no mar em Guarujá, SP
Orientação
Em nota, o GBMar reforçou a importância de respeitar a sinalização nas praias e preferir áreas guarnecidas por guarda-vidas.
De acordo com a corporação, a presença de profissionais treinados e equipamentos adequados é fundamental para garantir a segurança e facilitar ações de resgate em situações de emergência.
Quem é o desaparecido?
Bruno Guilherme, de 19 anos, desapareceu no mar em Guarujá (SP)
Arquivo Pessoal
Bruno Guilherme Dias Oliveira é o caçula de uma família de Osasco (SP). Segundo um dos irmãos dele, Alan Carlos Dias Santos, de 25 anos, o rapaz havia conquistado a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mês passado e, desde então, sonhava em comprar uma motocicleta.
Bruno Guilherme foi descrito pelo parente como alguém que sempre teve os planos bem definidos, como a vontade de fazer uma faculdade na área de Tecnologia de Informação (TI).
Ele estava em Guarujá acompanhado da namorada Sulamita Filha, de 17 anos, para comemorar o primeiro ano de relacionamento.
Bruno Guilherme comemorava aniversário de um ano de namoro em Guarujá
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos